Uma explosão nuclear de teste é uma experiência que envolve a detonação de uma arma nuclear.
As motivações para o teste podem, normalmente, ser categorizadas:
relacionadas com a arma em si (verificar que a arma funciona, ou estudar como funciona);
efeitos da arma (como a arma se comporta sob condições diversas, e como estruturas se comportam quando submetidas à arma).
No entanto, o teste nuclear tem sido também usado como demonstração da força militar e científica do país que o realiza.
Testes de armas nucleares são, normalmente, classificados como sendo "atmosféricos" (na atmosfera ou acima desta), "subterrâneas", ou "subaquáticas". De todos estes, são os testes subterrâneos levados a cabo em profundas minas são os que menos riscos de saúde colocam em termos de cinza nuclear. Testes atmosféricos, os quais entram em contacto com o solo ou com outros materiais, apresentam o risco mais elevado. Armas nucleares têm sido testadas sendo largadas de aviões, do alto de torres, suspensas de balões, em barcas no mar, presas a cascos de navios, e até disparadas por foguetões para o espaço exterior (para este tema, veja mais abaixo).
A formação da atmosfera explosiva – Pa-ra que aconteça uma explosão com pós, é necessária a presença simultânea de uma fonte de ignição e uma atmosfera explosiva. Podemos resumidamente dizer que uma atmosfera explosiva de pós é formada por uma determinada concentração de partículas em suspensão.
A ocorrência de atmosferas explosivas é mais facilmente compreendida quando citamos exemplos de instalações da indústria química e petroquímica, onde os produtos são inflamáveis e permitem rápida associação com eventos de incêndios e explosões. Uma dificuldade maior é encontrada quando se tenta explicar para um leigo que, por exemplo, um punhado de leite em pó pode formar uma atmosfera explosiva, e que sob determinadas condições, pode resultar numa explosão.
A radiação e a precipitação radioativa afetam as células responsáveis pela divisão ativa (cabelo, intestino, medula óssea, órgãos de reprodução). Algumas dos problemas de saúde incluem:
•náusea, vômitos e diarréia;
•catarata;
•perda de cabelo;
•perda de células sangüíneas.
Estes problemas freqüentemente aumentam o risco de ocorrência de:
•leucemia;
•câncer;
•infertilidade;
•deficiências congênitas.